Cinemateca Brasileira apresenta a mostra gratuita Cinema Novo Britânico

Entre os dias 18 e 28 de maio, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, promove a mostra Cinema Novo Britânico. Esta é a oportunidade de descobrir os cineastas que se destacaram nos anos 1950 e 1960, promovendo uma fusão entre o estilo neorrealista e os questionamentos específicos das classes trabalhadoras do Reino Unido. Trata-se de obras radicais, que experimentaram em estética e narrativa.

Lindsay Anderson, Ken Loach, Tony Richardson, Joseph Losey e John Schlesinger são alguns dos nomes presentes na seleção. Entre os filmes em destaque, encontram-se Uma Gota de Mel (1961), A Mulher que Pecou (1962), O Mundo Fabuloso de Billy Liar (1963), O Pranto de um Ídolo (1963), O Criado (1963), Cathy Come Home (1966) e Kes (1969).

Em paralelo às exibições, a professora Cecília Mello Antakly, doutora pela USP, promove um curso em quatro aulas: 1) O Free Cinema praticado na década de 1950; 2) O Novo Cinema Britânico nas décadas de 1950-60; 3) Ken Loach e o impacto do movimento na televisão britânica; 4) O impacto do Cinema Novo Britânico na música.

A programação completa, com a lista de filmes, horários e informações, se encontra no site da Cinemateca Brasileira, e nas redes sociais da instituição.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.