Este ano, os serviços de streaming acolheram duas novas versões da animação clássica baseada na obra de Carlo Collodi. Na Disney Plus, o diretor Robert Zemeckis lançou Pinóquio, mistura de animação e live action, trazendo poucas mudanças em relação à animação de 1940. Nesta megaprodução, Tom Hanks interpreta Gepetto, o mestre carpinteiro responsável pela construção de um boneco de madeira que ganha vida. O filme está repleto de magias e ensinamentos às crianças, mas foi percebido como antiquado e pouco ousado pelos críticos.
Já Pinóquio, de Guillermo del Toro, chegou à Netflix causando espanto pela abordagem muito mais sombria e sangrenta. Ele situa a viagem do boneco numa Itália tomada pelo fascismo de Mussolini. Desta vez, o pequeno protagonista descobre os horrores da guerra e o peso das mortes (dele mesmo e de diversas pessoas ao redor). O cineasta adota um tom sombrio, melancólico, repleto de belas canções tristes.
O vídeo abaixo compara as duas versões. Já viu as duas? Não se esqueça de seguir o canal do Meio Amargo no YouTube e ativar as notificações para não perder nenhum vídeo novo!