50º Festival de Gramado anuncia forte seleção de filmes para 2022

Este ano, o Festival de Gramado aparenta ter uma seleção particularmente forte. Para sua 50ª edição, que ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto, os diretores e curadores conseguiram reunir uma lista impressionante de obras aguardadas, a maioria inédita, a partir de mais de mil títulos inscritos, segundo informações do CineVitor.

O número 50 também representa o total de obras escolhidas, o que inclui sete longas-metragens brasileiros e 14 curtas-metragens brasileiros. Entre os homenageados, o cineasta Joel Zito Araújo receberá o Troféu Eduardo Abelin, enquanto a atriz gaúcha Araci Esteves será recompensada com o Troféu Cidade de Gramado.

A lista de longas-metragens brasileiros inclui as novas obras de cineastas consagrados, como Júlia Rezende, José Eduardo Belmonte, Cristiano Burlan e Sérgio de Carvalho. Apesar de apenas uma diretora mulher estar incluída entre os sete filmes, e de nenhuma produção dos estados nordestinos concorrer aos Kikitos, a seleção inclui obras promissoras do Acre e do Distrito Federal. Na competição de curtas-metragens brasileiros, destaque para os trabalhos de Susanna Lira, Carlos Adriano, Gil Baroni, Leonardo Martinelli e Marçal Vianna.

Marte Um, de Gabriel Martins

Confira a lista completa de títulos selecionados para a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado:

Longas-metragens brasileiros

  • A Mãe, de Cristiano Burlan (SP) – filme de abertura (imagem em destaque acima)
  • A Porta ao Lado, de Julia Rezende (RJ)
  • Marte Um, de Gabriel Martins (MG)
  • Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho (AC)
  • O Clube dos Anjos, de Angelo Defanti (RJ)
  • O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte (DF)
  • Tinnitus, de Gregorio Graziosi (SP)

Curtas-metragens brasileiros

  • Benzedeira, de Pedro Olaia e San Marcelo (PA)
  • Deus Não Deixa, de Marçal Vianna (RJ)
  • Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
  • Ímã de Geladeira, de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo (SE)
  • Mas Eu Não Sou Alguém, de Gabriel Duarte e Daniel Eduardo (SP)
  • O Elemento Tinta, de Luiz Maudonnet e Iuri Salles (SP)
  • O Fim da Imagem, de Gil Baroni (PR)
  • O Pato, de Antônio Galdino (PB)
  • Serrão, de Marcelo Lin (MG)
  • Socorro, de Susanna Lira (PA)
  • Solitude, de Tami Martins e Aron Miranda (AP)
  • Tekoha, de Carlos Adriano (SP)
  • Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão (RJ)
  • Um Tempo para Mim, de Paola Mallmann (RS)

Longas-metragens gaúchos

  • 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto (Dom Pedrito)
  • Campo Grande é o Céu, de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux (Mostardas)
  • Casa Vazia, de Giovani Borba (Santana do Livramento/Rivera)
  • Despedida, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (Pelotas/Porto Alegre/Viamão)
  • Dog Never Raised – Cachorro Inédito, de Bruno de Oliveira (Porto Alegre/São Leopoldo)

Curtas-metragens gaúchos

  • A Diferença entre Mongóis e Mongoloides, de Jonatas Rubert (Porto Alegre/Canoas)
  • Apenas para Registro, de Valentina Ritter Hickmann (Porto Alegre)
  • Drapo a, de Alix Georges e Henrique Lahude (Encantado)
  • Fagulha, de Jéssica Menzel e Jp Siliprandi (Porto Alegre)
  • Johann e os Ímãs de Geladeira, de Giordano Gio (Porto Alegre)
  • Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza (Rio Grande/Pelotas)
  • Mby’á Nhendu: O Som do Espírito Guarani, de Gerson Karaí Gomes (Porto Alegre/Maquiné/Camaquã)
  • Mora, de Sissi Betina Venturin (Porto Alegre)
  • Nação Preta do Sul – O Curta, de Nando Ramoz e Gabriela Barenho (Porto Alegre)
  • Nós que Fazemos Girar, de Lucas Furtado (Porto Alegre)
  • O Abraço, de Gabriel Motta (Porto Alegre)
  • Olho por Mim, de Marcos Contreras (Porto Alegre)
  • Perfection, de Guilherme G. Pacheco (Gravataí)
  • Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (Porto Alegre)
  • Sinal de Alerta Lory F, de Fredericco Restori (Porto Alegre)
  • Sintomático, de Marina Pessato (Porto Alegre)
  • Tudo Permanece em Constante Movimento, de Cristine de Bem e Canto (Porto Alegre)

Longas-metragens estrangeiros

  • 9, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca (Uruguai)
  • Cuando Oscurece, de Néstor Mazzini (Argentina/Uruguai)
  • El Camino de Sol, de Claudia Sainte-Luce (México)
  • Inmersión, de Nicolas Postiglione (Chile/México)
  • La Boda de Rosa, de Iciar Bollain (Espanha/França)
  • La Pampa, de Dorian Fernández Moris (Peru/Chile/Espanha)
  • O Último Animal, de Leonel Vieira (Portugal/Brasil)

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