Em 2009, quatro amigos começaram a fazer filmes “no quintal de casa”, incluindo familiares e atores não-profissionais, focados no dia a dia em Contagem (Minas Gerais). Não demorou para os projetos de André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia serem selecionados e premiados nos maiores festivais de cinema do mundo, como Cannes, Roterdã e Locarno.
Em comemoração aos quinze anos da Filmes de Plástico, o CineSesc, em São Paulo, presta homenagem aos artistas com uma retrospectiva da carreira. É a hora de relembrar o caminho que inclui obras-primas como O Dia que te Conheci (2023), Marte Um (2022), No Coração do Mundo (2019), Temporada (2018), Constelações (2016), Ela Volta na Quinta (2014), Quintal (2015), Quinze (2014) e Fantasmas (2010).
Nesta entrevista ao Meio Amargo, o quarteto discute a percepção sobre seus primeiros filmes, o amadurecimento como criadores, a relação com a crítica de cinema e os festivais, e as perspectivas de crescimento — o que inclui produções com a Netflix — sem perder a liberdade criativa.