Foram anunciados os filmes selecionados para o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento traz seis longas-metragens (escolhidos entre 227 inscritos) e doze curtas-metragens (entre 953 inscritos) que “representam, de maneira ampla, uma imagem firme e plural do que se faz de mais relevante no cinema brasileiro hoje”, segundo o diretor artístico Eduardo Valente.
A seleção inclui o novo filme de Ruy Guerra, concluindo a trilogia iniciada com Os Fuzis, além da produção indígena Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna. Entre os curtas, destaque para os novos trabalhos dos pesquisadores Dácia Ibiapina e Antonio Fargoni, além de uma animação em stop motion de Tiago Minamisawa.
Confira a lista:
Mostra competitiva de longas-metragens
A Fúria, de Ruy Guerra
Enquanto o Céu Não me Espera, de Christiane Garcia
Pacto da Viola, de Guilherme Bacalhao
Salomé, de André Antônio
Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges
Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna
Mostra competitiva de curtas-metragens
Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahude
Confluências, de Dácia Ibiapina
Descamar, de Nicolau
Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro
E Assim Aprendi a Voar, de Antônio Fargoni
E Seu Corpo É Belo, de Yuri Costa
Inflamável, de Rafael Ribeiro Gontijo
Javyju – Bom Dia, de Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães
Kabuki, de Tiago Minamisawa
Mãe de Ouro, de Maick Hannder
Mar de Dentro, de Lia Letícia
Maremoto, de Cristina Lima e Juliana Bezerra
A sessão de abertura trará, fora de competição, o novo filme de Marcelo Gomes. Em Criaturas da Mente, ele pesquisa o trabalho do escritor e neurocirurgião Sidarta Ribeiro. No encerramento, o documentário O Menino d’Olho d’Água, de Lírio Ferreira e Carolina Sá, será apresentado ao público. A dupla acompanha a vida e obra de Hermeto Pascoal.
Os organizadores anunciaram, em paralelo, o troféu Candango à atriz Zezé Motta, pelo conjunto da carreira, além das homenagens póstumas a Vladimir Carvalho e Mallú Moraes.
O 57º Festival de Brasília, o mais tradicional da história do cinema brasileiro, ocorre entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2024.