Esta sexta-feira, 20 de maio, marca a estreia de dez longas-metragens brasileiros no Itaú Cultural Play, uma das principais plataformas gratuitas consagradas ao audiovisual nacional. Os novos títulos fazem parte do projeto Bom Dia, Professor, que estimula o uso de obras brasileiras em sala de aula, para fomentar o debate e formar novos públicos para produções locais.
Entre as ficções recém-incorporadas, encontram-se Café com Canela (2017), longa-metragem que colocou o nome dos realizadores Ary Rosa e Glenda Nicácio entre os nomes de destaque do cinema baiano; Ferrugem (2018), drama de Aly Muritiba, premiado no Festival de Gramado, acerca dos efeitos nefastos do bullying, e Depois da Chuva (2013), de Cláudio Marques e Marília Hughes, que investiga o impacto das Diretas Já num grupo de adolescentes. O filme foi premiado no Festival de Brasília.
Na parte dos documentários, encontram-se Chão (2021), de Camila Freitas, investigando o direito ao território e os movimentos de trabalhadores sem terra; 5x Chico: O Velho e sua Gente (2015), com cinco fragmentos sobre a vida de comunidades à beira do rio São Francisco; e Eleições (2018), de Alice Riff, acompanhando os pontos de vista de quatro adolescentes durante as eleições de um grêmio estudantil.
Estas obras integram o catálogo com cerca de 300 títulos das cinco regiões do Brasil, todos gratuitos, do Itaú Cultural Play.