A 33ª edição do Cine Ceará — Festival Ibero-Americano de Cinema contará com cinco importantes homenagens a artistas e pesquisadores do audiovisual, reconhecendo os trabalhos em áreas distintas da cinematografia brasileira.
O ator Ailton Graça é um dos nomes de destaque, logo após o papel principal na cinebiografia Mussum — O Filmis, dirigida por Sílvio Guindane. O paulista também atuou em Carandiru, Meu Tio Matou um Cara, Até que a Sorte nos Separe e M8: Quando a Morte Socorre a Vida. Na televisão, participou de diversas telenovelas, a exemplo de América, Avenida Brasil e Império.
Já Bete Jaguaribe possui ampla experiência nas áreas de pesquisa e gestão pública. A doutora em sociologia, com mestrado em História Social, foi chefa-de-gabinete da Secretaria da Cultura, sob a gestão do ministro Gilberto Gil, e coordena o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O roteirista pernambucano George Moura se especializou tanto em séries (Cidade dos Homens, Onde Nascem os Fortes) quanto em filmes (Linha de Passe, Redemoinho, Getúlio, O Grande Circo Místico, As Polacas). Já ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e tem oito indicações ao Emmy Internacional.
Josafá Ferreira Duarte tem desenvolvido um trabalho que combina o cinema popular com o ativismo junto ao MST e o movimento de bairros e favelas. O cearense já produziu 35 filmes, dentre os quais A História de um Galo Assado (2006), A Espiã que Amava Forquilha (2011), Os Escudeiros contra a Garrafa Pet (2013) e a trilogia dos Pássaros Fantasmas (2014).
Por fim, a cineasta Verônica Guedes também é conhecida enquanto diretora-executiva do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, além de ter traçado uma carreira militante junto a grupos feministas, em resistência à ditadura militar. Integrou o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT de Fortaleza, por meio do Centro Popular de Cultura e Ecocidadania.
As homenagens se somam às exibições de longas e curtas-metragens, tanto nacionais quanto latino-americanos e regionais, voltados à produção cearense. Na mostra competitiva ibero-americana de longas-metragens, disputam o prêmio principal os filmes Agora a Luz Cai Vertical, Alemanha, A Mulher Selvagem, Céu Aberto, O Castigo e Sou Amor.