Começa a Mostra gratuita 100 Anos de Alain Resnais na Cinemateca Brasileira

Em 3 de junho de 1922, nascia Alain Resnais, um dos maiores diretores do cinema francês. Interessado desde jovem pela teoria e pelos estudos de cinema, efetuou cursos de montagem e roteiro, antes de dirigir curtas-metragens documentários e projetos híbridos entre a ficção e a linguagem documental. Aventurando-se pelos longas-metragens, construiu algumas das mais interessantes pesquisas de linguagem entre o real e o sonho; o cinematográfico e o teatral.

Em comemoração ao centenário do cineasta, a Cinemateca Brasileira promove uma retrospectiva com as maiores obras do autor, entre os dias 2 e 12 de junho. As sessões gratuitas serão parcialmente em 35mm, e algumas em formato digital. No dia 16 de junho, os espectadores podem participar de um debate com Cristian Borges, professor da ECA – USP e doutor pela Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle.

No Smoking (1993)

Entre os clássicos que serão exibidos na instituição, encontram-se Hiroshima Meu Amor (dia 2 de junho), frequentemente considerado um dos melhores filmes de todos os tempos; O Ano Passado em Marienbad (dia 4 de junho), um fascinante estudo sobre o tempo e a memória; Smoking e No Smoking (dias 4 e 5 de junho), díptico sobre as mudanças na vida de um personagem a partir da decisão de acender ou não acender um cigarro; e Meu Tio da América (dia 11 de junho), corrosiva comédia de viés sociológico, estrelada por Gérard Depardieu.

A Cinemateca Brasileira se encontra no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, na cidade de São Paulo. Os ingressos gratuitos serão distribuídos aos frequentadores uma hora antes de cada sessão. Você encontra todas as informações a respeito dos filmes e horários de exibição nas redes sociais da instituição.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.