Entre esta segunda-feira, 22 de agosto, até o dia 26 de agosto, dez clássicos do cinema nacional serão apresentados de maneira online e gratuita, com recursos de acessibilidade para espectadores com deficiências visuais e auditivas. Está é a proposta da Mostra Horizonte Cinema Nacional, que organiza as sessões através do site oficial do evento.
Os filmes escolhidos pelos curadores são: O Menino e o Mundo (Dia 22, 19h), Pixote: A Lei do Mais Fraco (Dia 22, 21h), Estômago (Dia 23, 19h), Carandiru: O Filme (Dia 23, 21h), O Que É Isso, Companheiro? (Dia 24, 19h), Deus e o Diabo na Terra do Sol (Dia 24, 21h), O Auto da Compadecida (Dia 25, 19h), À Meia-Noite Levarei sua Alma (Dia 25, 21h), A Marvada Carne (Dia 26, 19h) e Jeca Tatu (Dia 26, 21h).
As obras estarão disponíveis com recursos de libras, legenda descritiva e audiodescrição. Cada filme é acompanhado de trailer, ficha técnica e sinopse, além de acesso a debates promovidos pela Mostra Horizonte.
Em comunicado à imprensa, a coordenadora de acessibilidade, Thaís Ortega, explica: “É triste pensar que nem todos têm acesso à história do cinema brasileiro e, portanto, à cultura nacional”. O curador Edgar Jacques, dramaturgo e romancista com deficiência visual, completa: “Eu acho que a coisa mais importante da Mostra é a perspectiva que a gente pode oferecer para pessoas com deficiência sobre aquilo que o cinema brasileiro já produziu. […] Eu imagino que as pessoas com deficiência não tiveram até hoje a chance de olhar para a nossa história pela perspectiva do cinema”.