A comunidade LGBTQIA+ pode militar ao lado de grupos negros, dos povos originários, daqueles que reivindicam moradias decentes a todos os cidadãos? Em que ponto nossas lutas se encontram, e como estabelecer este diálogo? Devemos conversar com as vozes conservadoras, incluindo a feroz oposição bolsonarista? Em quais termos? Quais seriam os limites desta interação?
Estes são os temas principais de Para Onde Voam as Feiticeiras, filme brasileiro que chega aos cinemas em 31 de agosto de 2023. Os diretores Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral levam sete artistas ao centro de São Paulo, onde promovem performances e intervenções a respeito de gênero e sexualidade. Assim, despertam conversas, dúvidas, mas também algumas respostas agressivas. Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thata Lopes e Wan Gomez compõem o grupo das manas.
Nesta entrevista, conversamos com Eliane Caffé, Beto Amaral, Gabriel Lodi e Mariano Mattos Martins sobre a experiência interativa e espontânea pela cidade: