O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro anunciou a prorrogação das inscrições para sua 17ª edição. Agora, produtores e realizadores podem enviar seus projetos aos curadores, gratuitamente, via plataforma online até o dia 27 de agosto. Serão aceitas obras finalizadas a partir de maio de 2021, na quantidade máxima de dois projetos por realizador.
Os curtas-metragens precisam ter até 15 minutos, porém não existe duração mínima para a avaliação de longas-metragens. Os filmes serão escolhidos pelo comitê formado por Amilton Pinheiro, Marcus Mello e Camila de Moraes (para os curtas-metragens) e Amilton Pinheiro e Lúcio Vilar (para os longas-metragens). Este último assume a produção executiva do festival.
Os títulos selecionados concorrem ao Troféu Aruanda em dezenas de categorias, divididas entre prêmios do júri oficial, júri popular e imprensa (troféu Abraccine). Os filmes mais populares na plataforma online recebem o Prêmio Aruanda Play, e o melhor curta-metragem paraibano leva o Troféu Rodrigo Rocha. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de encerramento, dia 7 de setembro.
A edição 2022 ocorre entre os dias 1 e 7 de dezembro, presencialmente, através da Rede Cinépolis do Manaíra Shopping, em paralelo às exibições online via plataforma Aruanda Play. Em 2021, os grandes vencedores foram o longa-metragem Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane, com cinco prêmios, e o curta-metragem Sideral, de Carlos Segundo, vencedor de quatro troféus. Na Mostra Sob o Céu Nordestino, o drama A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry, dominou a edição com dez prêmios.