O dia 16 de fevereiro marca o início da 73ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Até o dia 26 de fevereiro, serão apresentados centenas de filmes inéditos, incluindo 19 títulos que disputam o cobiçado Urso de Ouro, principal prêmio do evento.
A cerimônia de abertura conta com a exibição de um romance repleto de estrelas, como de costume na Berlinale. Para a primeira noite, os curadores privilegiam obras acessíveis, cujos atores e atrizes possam desfilar no tapete vermelho e chamar atenção ao evento na mídia. O filme em questão é She Came To Me, dirigido por Rebecca Miller (de A Vida Íntima de Pippa Lee, 2009; Maggie Tem um Plano, 2015), que tem sua primeira exibição mundial nas salas alemãs.
No centro da trama se encontra um compositor de ópera em crise criativa (Peter Dinklage), que se apaixona pela capitã de um barco de resgate (Marisa Tomei). Os organizadores de Berlim prometem “um Romeu e Julieta situado no coração dos Estados Unidos divididos”. O elenco também inclui Joanna Kulig, Brian d’Arcy James e Anne Hathaway — esta última, igualmente produtora do filme.
She Came To Me será exibido fora da competição oficial. O primeiro filme em disputa ao qual os críticos terão acesso será a biografia canadense BlackBerry, a respeito do criador da marca de telefone móvel, ainda no dia 16 de fevereiro. O drama é estrelado por Jary Baruchel, e dirigido por Matt Johnson.
O Meio Amargo vai acompanhar o evento com críticas, notícias, vídeos e entrevistas publicados diariamente.