Manas parte de um compilado de histórias reais situadas na Ilha do Marajó. A diretora Mariana Brennand se sensibilizou com os inúmeros relatos de crianças e mulheres abusadas neste local, numa crise raramente retratada pela mídia.
Assim, ela cria a história fictícia de Marcielle (Jamilli Correa), uma garota de 13 anos que busca maneiras de escapar à realidade adversa. Ela pensa em partir com algum comerciante das balsas, sem compreender os abusos que ocorrem nas embarcações. Enquanto isso, começa a sofrer violência sexual do próprio pai (Rômulo Braga) dentro de casa, com conivência da mãe (Fátima Macedo). Ao menos, uma delegada (Dira Paes) tenta oferecer socorro à garota.
Nesta entrevista, a cineasta e o elenco discutem a responsabilidade e os desafios de retratar esta violência, sem reproduzir cenas chocantes no filme. Pelo contrário, Manas encontra uma forma poética de se colocar ao lado da jovem protagonista. Depois de vencer o prêmio de direção na Jornada dos Autores do Festival de Veneza, Manas estreia nos cinemas brasileiros em 15 de maio de 2025.