Em comemoração ao Mês da Diversidade, a plataforma online e gratuita do Sesc Digital exibe uma série de filmes de temática LGBTQIA+, para discutir temas como o preconceito, a aceitação da sexualidade, os novos conceitos de família e as lutas políticas em sociedades conservadoras.
A partir de 8 de junho, entram no catálogo três títulos de destaque. No brasileiro Meu Corpo É Político (2017), a diretora Alice Riff acompanha a rotina de quatro jovens LGBTQ da periferia de São Paulo: Fernando Ribeiro, Giu Nonato, Linn da Quebrada e Paula Beatriz. Eles se expressam através da arte, do ativismo e da educação, num documentário abrangente e empático em relação à diversidade sexual e de gênero.
No britânico Orgulho e Esperança (2014), uma improvável história real é retratada pelo tom da comédia dramática. Nos anos 1980, um grupo LGBT de Londres resolveu apoiar a causa dos mineiros em cidades afastadas do Reino Unido, pois ambos os segmentos eram atacados pela conservadora Margaret Thatcher. No entanto, os operários conservadores e religiosos não viram com bons olhos esta aproximação. Entre atritos e amizades, o longa-metragem oferece uma perspectiva otimista à união entre diferenças.
Por fim, no italiano Mãe + Mãe (2018), a diretora italiana Karole di Tommaso apresenta um pouco de sua própria história enquanto mulher lésbica que enfrentou diversos obstáculos (políticos, sociais e financeiros) para engravidar através de uma inseminação artificial. A cineasta abraça os absurdos do processo, até transformar o filme em algo próximo da fábula.
Saiba mais sobre estas estreias: