A partir desta quinta-feira, 7 de julho, estão abertas as inscrições para diretores e produtores que queiram submeter seus filmes à 9ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso. Até o dia 11 de setembro, obras cinematográficas de ficção ou documentário, animação e demais gêneros, finalizados a partir de 2021, podem ser submetidas à curadoria, com exceção de videoclipes. O processo de inscrição é gratuito.
Em 2022, a edição ocorre presencialmente em São Miguel do Gostoso (RN), entre os dias 4 e 8 de novembro. Os espectadores locais e críticos poderão assistir às sessões de filmes brasileiros ao ar livre, com uma rigorosa estrutura de projeção e som instaurada na Praia de Maceió. Combinando as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais, os diretores artísticos Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld pretendem exibir mais de quarenta filmes.
Os vencedores de cada ano são estabelecidos pelo voto popular, recebendo o Troféu Cascudo, além de um prêmio da imprensa especializada. Em 2021, o prêmio de melhor longa-metragem segundo o público foi dividido entre o cearense Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso, e o carioca Rolê: Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas. Já os críticos recompensaram o mineiro A Felicidade das Coisas, de Thaís Fujinaga.
Como de costume, a Mostra combina a exibição de filmes com atividades formativas. Meses antes do início da edição, jovens habitantes da região participam de aulas de criação audiovisual. Os organizadores já promoveram 47 oficinas, que deram origem a 21 curtas-metragens. Em paralelo, alunos participantes das oficinas uniram-se para criar o coletivo Nós do Audiovisual, expandindo a experiência para além das salas de aula.
Todas as informações sobre inscrições e o evento podem ser encontradas na página oficial da Mostra de Cinema de Gostoso.