Pense bem: quantos filmes dirigidos por mulheres negras você já viu? Historicamente, as artistas negras foram privadas de acesso aos meios de produção, e por consequência, de representatividade em frente às câmeras e atrás delas. Tendo em vista essa desigualdade, o SescTV oferece uma coletânea de nove curtas-metragens dirigidos por cineastas brasileiras negras.
Os títulos estão disponíveis online, sob demanda, até 20 de novembro. A curadora Renata Martins selecionou trabalho de diversos gêneros e formatos: o espectador descobre o suspense Carne, de Marina Jaspe; o drama social Cinzas, dirigido por Larissa Fulana de Tal, e a animação Corações Encouraçados, de Jamile Coelho e Cíntia Maria.
A lista também inclui trabalhos de grandes diretoras como Sabrina Fidalgo, representada pelo curta-metragem Rainha (destaque acima). Destaque igualmente para o drama poético A Mulher que Eu Era, de Karen Suzane.
Esta iniciativa integra a série 13 aos 20 (Re)Existência do Povo Negro, reunindo diversas produções de artistas negros brasileiros. Você descobre a programação completa e as informações de cada filme no site oficial do SescTV e nas redes sociais do canal.