Quais filmes de temática queer marcaram pela primeira vez os críticos de cinema brasileiro? O universo da cinefilia está bastante acostumado às listas de melhores filmes de algum ano, ou de todos os tempos.
No entanto, críticos de cinema assumidamente LGBTQIA+ também cresceram com poucas referências de representações positivas do gênero e da sexualidade. Nas últimas décadas do século passado, reinava o silenciamento destas produções, ou então um festival de obras que utilizavam gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgênero enquanto motivos de chacota. Em muitos casos, o final para estes indivíduos precisava ser exemplarmente trágico, o que implicava em abandono e morte.
Mas quais filmes fugiram à regra e estabeleceram uma conexão afetiva com estes profissionais? No vídeo abaixo, respostas de Vitor Búrigo (Cine Vitor), Hannah Sloboda (Canal Claquete), Daniel Oliveira (O Tempo), Cecília Barroso (Cenas de Cinema), Orlando Margarido, Alex Gonçalves (Cine Resenhas) e Bruno Carmelo (Meio Amargo).