Boa notícia para o cinema brasileiro: o suspense Tinnitus (2022), dirigido por Gregório Graziosi, foi selecionado no Festival de Karlovy Vary, na República Tcheca. O evento tem um papel de destaque na promoção do cinema independente mundial. O Brasil já venceu o KVIFF em 2000 com Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington. Este ano, Graziosi compete numa mostra competitiva paralela, a Proxima.
Segundo os organizadores do evento, “Se a geometria do cinema fosse uma área de estudo, esta ‘figura’ soberbamente estética do Brasil certamente mereceria atenção especial. Um drama esportivo e um elegante ‘body thriller’ ao mesmo tempo, o filme conta a história de Marina, que compete em eventos de saltos ornamentais. No entanto, um ataque de tinido — um insuportável zumbido nos ouvidos — a mergulha do ápice da carreira às profundezas da loucura”.
Tinnitus é produzido por Zita Carvalhosa, e será distribuído no Brasil pela Imovision. O elenco traz Joana de Verona, Indira Nascimento, Alli Willow e Antônio Pitanga. Este é o segundo longa-metragem do paulistano Gregório Graziosi, após Obra (2014), selecionado no Festival de Toronto.
O filme brasileiro compete na Mostra Proxima com títulos de diretores consagrados como Marco Berger, da Argentina, e Andreas Horvath, da Áustria. Na Mostra competitiva Globo de Cristal, a principal do evento, foram selecionadas obras japonesas, polonesas, alemãs, canadenses e gregas, entre outras.