No fim de maio, os cinéfilos paulistanos têm a oportunidade preciosa de assistir a alguns dos filmes brasileiros e internacionais mais premiados do último ano, gratuitamente. A tradicional Virada Cultural ocorre nos dias 28 e 29 de maio, no CineSesc, em São Paulo, com quatro longas-metragens presenciais, e três longas-metragens online, via Sesc Digital.
No dia 28 de maio, serão exibidos Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira (às 19h), e Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental, de Radu Jude (às 21h). O primeiro constitui um drama nacional sobre os primeiros jovens que se descobriram soropositivos no Brasil, na década de 1980. Johnny Massaro estrela o filme LGBT, com uma atuação comovente. Já o segundo foi o grande vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2021. Trata-se de uma paródia corrosiva dos tempos de pandemia na Romênia, retratando a desinformação sobre a Covid-19 com o conservadorismo crescente no país — temas de fácil identificação para o público brasileiro.
Em 29 de maio, o frequentador assiste à animação Família Addams 2: Pé na Estrada, de Greg Tiernan e Conrad Vernon, na sessão Cineclubinho. A projeção às 14h conta com recursos de acessibilidade, como libras, legendas descritivas e audiodescrição. Às 17h, será projetado Jesus Kid, mistura de comédia e faroeste estrelada por Paulo Miklos e Sérgio Marone, pelo cineasta Aly Muritiba (de Deserto Particular). O filme venceu três prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor diretor e melhor roteiro.
Para os espectadores fora da cidade de São Paulo, três boas opções ficam disponíveis por 24h cada, na plataforma gratuita do Sesc Digital: The Square – A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; o drama O Homem que Vendeu sua Pele, indicado ao Oscar e baseado numa história real, e o drama biográfico Camille Claudel 1915, de Bruno Dumont, estrelado por Juliette Binoche.