Zagêro | Um cinema sobre pessoas com deficiência, feito por PCDs

Desde o início da carreira, Márcio Picoli e Victor di Marco têm produzido curtas-metragens a respeito de pessoas com deficiência, questionando o gênero, a sexualidade e a maneira como percebemos a diferença. O casal recebeu diversos prêmios por O que Pode um Corpo? (2020), Possa Poder (2022), Rasgão (2023) e Zagêro (2024).

Este último foi recompensado com os troféus de melhor filme segundo o júri popular e melhor ator, para di Marco, no 31º Festival de Vitória. Em Zagêro, ele interpreta um homem com deficiência, convivendo no hospital psiquiátrico onde PCDs eram internados e afastados da sociedade. A narrativa vai da afronta política à experimentação, chegando a um inesperado videoclipe.

Em entrevista ao Meio Amargo, os cineastas explicam a importância de retratar pessoas com deficiência longe dos estereótipos de doença e tristeza:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.