Entre os dias 1 e 9 de junho ocorre o 11º Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba, um dos principais eventos do calendário brasileiro dedicados ao cinema autoral e independente. Desta vez, os organizadores promovem um evento híbrido, com sessões online no site oficial em paralelo às exibições presenciais na capital paranaense.
Após divulgar os filmes selecionados para as mostras paralelas, como a Outros Olhares (dedicada aos títulos com destaque em festivais internacionais) e a Novos Olhares (para obras radicais em sua proposta estética), os curadores revelaram os títulos escolhidos para as mostras competitivas de longas e curtas-metragens.
No caso dos longas-metragens, três filmes brasileiros disputam o prêmio principal junto a obras da Eslováquia, França, Portugal e República Tcheca, entre outros. A mesma quantidade de filmes nacionais integra a lista de curtas-metragens, ao lado de títulos de Israel, Reino Unido e Bélgica.
Entre os filmes divulgados até agora, de todas as mostras, destacam-se dois projetos aclamados no Festival de Berlim: Geografias da Solidão, vencedor de três troféus na Berlinale, e O Trio em Mi Bemol, da diretora Rita Azevedo Gomes. Já A Censora participou do último Festival de Veneza. Confira abaixo a lista de selecionados para o Olhar de Cinema:
Mostra Competitiva
Longas-metragens
A Censora (Eslováquia, 2021), de Peter Kerekes
Alan (Brasil, 2022), de Diego Lisboa, Daniel Lisboa
Uma Noite sem Saber Nada (França, Índia, 2021), de Payal Kapadia
A Ferrugem (Colômbia, França, 2021) de Juan Sebastian Mesa
É Preciso uma Aldeia (República Tcheca, 2022), de Adam Koloman Rubansky
Filme Particular (Brasil, 2022) de Janaína Nagata
Freda (França, Haiti, Benim, 2021), de Gessica Geneus
O Trio em Mi Bemol (Portugal, Espanha, 2022), de Rita Azevedo Gomes
Paterno (Brasil, 2021), de Marcelo Lordello
Curtas-metragens
Constante (Reino Unido, Alemanha, 2022), de Beny Wagner, Sasha Litvintseva
Holocausto Sagrado (Israel, 2021), de Osi Wald, Noa Berman-Herzberg
Infantaria (Brasil, 2022), de Laís Santos Araújo
Invisíveis (Colômbia, 2022) de Esteban Garcia Garzon
Madrugada (Portugal, 2021), de Leonor Noivo
Mal di Mare (Brasil, 2021), de João Vieira Torres
Moune Ô (Bélgica, Guiana Francesa, França, 2022), de Maxime Jean-Baptiste
Xar – Sueño de Obsidiana (Brasil, 2022), de Edgar Calel, Fernando Pereira dos Santos
Mostra Novos Olhares
Devo Comparar-te a um Dia de Verão? (Egito, Líbano, Alemanha, 2022), de Mohammad Shawky Hassan
Grace Tomada Única (África do Sul, 2021), de Lindiwe Matshikiza
Esta Casa (Canadá, 2022), de Miryam Charles
Jet Lag (China, 2022), de Zheng Lu Xinyuan
Kafka para Crianças (Israel, 2022), de Roee Rosen
Pele Fina (Brasil, 2022), de Arthur Lins
Verão (Rússia, 2021) de Vadim Kostrov
Mostra Outros Olhares
Longas-metragens
Poeta (Cazaquistão, 2021), de Darezhan Omirbayev
Geografias da Solidão (Canadá, 2022), de Jacquelyn Mills
Octopus (Líbano, Catar, Arábia Saudita, 2022), de Karim Kassem
Quente de Dia, Frio à Noite (Coreia do Sul, 2021), de Song-yeol Park
Sem Caminho Direto para Casa (África do Sul, Reino Unido, 2022), de Akuol de Mabior
Soy Libre (França, 2021), de Laure Portier
7 Corte de Cabelo no Congo (Brasil, 2022), de Luciana Bezerra, Gustavo Melo, Pedro Rossi
Céu Aberto (Brasil, 2022, de Elisa Pessoa
Curtas-metragens
A Intempérie (Venezuela, 2022, de Daniel Paz Mireles)
Até a Luz Voltar (Brasil, 2022), de Alana Ferreira
Cinzas Digitais (Alemanha, Brasil, 2022), de Bruno Christofoletti Barrenha
Garotos Ingleses (Brasil, 2022), de Marcus Curvelo
Laboratório Nº2 (Curdistão, 2021), de Edris Abdi, Awara Omar
Mais e Mais Distante (Camboja, 2022), de Polen Ly
Se Não Houvesse Luta (Estados Unidos da América, 2021), de Jared Katsiane
Sonata Plástica (Cingapura, 2022), de Nelson Yeo
Toli (Rússia, 2021), de Diana Mashanova