Em 10 de maio de 2023, foram anunciados os filmes que compõem o 12º Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba. O evento será organizado entre os dias 14 e 22 de junho, presencialmente, com a exibição posterior de curtas-metragens selecionados através da plataforma online Itaú Cultural Play, entre 20 de junho e 4 de julho.
A seleção de 2023 apresenta uma nova organização de suas mostras, divididas entre Competitiva Brasileira (de longas e de curtas-metragens) e Competitiva Internacional (de longas e de curtas-metragens). Ao final das exibições, os prêmios de cada mostra serão determinados pelo júri especializado e pelo público. As mostras Novos Olhares, reservada a propostas radicais em termos de linguagem e narrativa; Mirada Paraense, para a produção local, e Pequenos Olhares, com obras de formação para o público infantojuvenil, estão mantidas.
A primeira competição brasileira de longas-metragens conta com seis filmes — cinco deles, dirigidos por mulheres. Destacam-se O Estranho, selecionado no Festival de Berlim, e o aguardado O Policial e a Pastora, nova produção de Alice Riff. Entre os curtas-metragens brasileiros em competição, chamam a atenção os trabalhos mais recentes de Arthur B. Senra e Higor Gomes.
Confira abaixo os principais títulos que compõem a 12ª edição do Olhar de Cinema. A lista completa está disponível no site oficial do festival.
Filme de abertura
Casa Izabel (Brasil, 2022), de Gil Baroni
Competitiva Brasileira — Longas-metragens
Neirud (Brasil, 2023), de Fernanda Faya
O Estranho (Brasil, 2023), de Flora Dias, Juruna Mallon
O Policial e a Pastora (Brasil, 2023), de Alice Riff
Quando Eu me Encontrar (Brasil, 2023), de Amanda Pontes, Michelline Helena
Toda Noite Estarei Lá (Brasil, 2023), de Suellen Vasconcelos, Tati Franklin
Zé (Brasil, 2023), de Rafael Conde
Competitiva Brasileira — Curtas-metragens
Apocalypses Repentinos (Brasil, 2022), de Pedro Henrique
As Inesquecíveis (Brasil, 2023), de Rafaelly (La Conga Rosa)
Cemitério Verde (Brasil, 2023), de Maurício Chades
Kanau’Kyba (Brasil, 2021), de Gustavo Caboco
O Mar Também É Seu (Suíça, Cuba, Brasil), de Michelle Coelho
Ramal (Brasil, 2023), de Higor Gomes
Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando (Brasil, 2023), de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana
Virtual Genesis (Brasil, 2023), de Arthur B. Senra
Competitiva Internacional — Longas-metragens
A Migração Silenciosa (Dinamarca, 2023), de Malene Choi
Anhell69 (Colômbia, Romênia, França, Alemanha), de Theo Montoya
Disco Boy (França, 2023), de Giacomo Abbruzzese
Lembranças de Todas as Noites (Japão, 2022), de Yui Kiyohara
Lugar Seguro (Croácia, 2022), de Juraj Lerotić
No Cemitério do Cinema (França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita, 2023), de Thierno Souleymane Diallo
Competitiva Internacional — Curtas-metragens
A Mecânica dos Fluidos (França, Espanha, 2022), de Gala Hernández López
A Moça (Irã, 2023), de Fardin Ansari
Fuga de Visão (China, 2022), de Zuqiang Peng
Humano Não-Humano (Bélgica, 2023), de Natan Castay
Maria Schneider, 1983 (França, Estados Unidos, 2022), de Elisabeth Subrin
Paralelo 45º (Reino Unido, 2022), de Lawrence Abu Hamdan
Pele de Mãe (Canadá, 2022), de Leah Johnson
Um Caroço de Abacate (Portugal, 2022), de Ary Zara
Uma Espécie de Testamento (França, 2023), de Vuillemin Stephen
Novos Olhares
As Portas Fechadas (Brasil, 2023), de João Pedro Bim
A Vida e as Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que Viveu Vinte e Oito Anos Sozinho em uma Ilha e Disse que Era Dele (Bélgica, 2023), de Benjamin Deboosere
Desvío de Noche (Canadá, 2022), de Paul Chotel, Ariana Falardeau St-Amour
Mudos Testemunhos (Colômbia, França, 2022), de Jerónimo Atehortúa, Luis Ospina
Notas do Eremocenu (Eslováquia, República Tcheca, 2023), de Viera Čákanyová
O Mel É Mais Doce que o Sangue (Brasil, 2023), de André Guerreiro Lopes
Exibições Especiais
A Invenção do Outro (Brasil, 2022), de Bruno Jorge
Anotações para um Filme (Chile, 2022), de Ignacio Agüero
Caixa Preta (Brasil, 2022), de Bernardo Oliveira, Saskia
Diálogos com Ruth de Souza (Brasil, 2022), de Juliana Vicente
Lá nas Matas Tem (Brasil, 2022), de Pedro Aspahan, César Guimarães
O Acidente (Brasil, 2022), de Bruno Carboni
O Muro dos Mortos (França, 2022), de Eugène Green
Filme de encerramento
Agressor (Estados Unidos, 2023), de Jennifer Reeder