Entre os dias 12 e 18 de outubro, quatro capitais nordestinas recebem um evento inédito para o cinema brasileiro. O primeiro Festival Cinépolis do Cinema Nordestino destaca os talentos de dezenas de autores da região, com sessões em João Pessoa (Manaíra Shopping), Natal (Natal Shopping), Fortaleza (Shopping Rio Mar) e São Luís (São Luís Shopping). A curadoria dos filmes fica a cargo de Lúcio Vilar, responsável pelo tradicional Fest Aruanda do Cinema Brasileiro, em João Pessoa.
“Chamou-nos a atenção que, mesmo existindo muitos festivais em capitais dos estados do Nordeste, falta um reconhecimento que existe uma cinematografia regional de um cinema com características tão distintas e, ao mesmo tempo, confluentes”, explica Luiz Gonzaga de Luca, diretor da Cinépolis Brasil.
Os organizadores da Bolandeira Arte & Films destacam um cineasta homenageado em cada um dos quatro Estados selecionados: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão). “Começaremos por apresentar os filmes em quatro capitais do Nordeste, mas temos a ambição que seja possível em curto prazo estender a exibição para todos os estados do país”, completa Luca.
Entre os títulos escolhidos, encontram-se Os Pobres Diabos, de Rosemberg Cariry; Greta, de Armando Praça; Pacarrete, de Allan Deberton; Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira; Currais, de David Aguiar e Sabina Colares; Desvio, de Arthur Lins; Bia, de Taciano Valério; O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), de Bertrand Lira; Miami Cuba, de Caroline Oliveira; Fendas, de Carlos Segundo, e Lamparina da Aurora, de Frederico Machado.
A programação completa está disponível no site da Cinépolis.