Até o dia 27 de setembro, a Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra gratuita Fantasmas da Terra: A Poética de Apichatpong Weerasethakul. Os curadores selecionaram seis longas-metragens e 29 curtas-metragens do cineasta tailandês, divididos em quatro mostras, organizadas pelo próprio cineasta. Entre exibições em formato digital e película, os espectadores podem (re)descobrir Objeto Misterioso ao Meio-Dia (2000), A Aventura de Iron Pussy (2003), Síndromes e um Século (2006), Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas (2010) — vencedor da Palma de Ouro em Cannes —, Cemitério do Esplendor (2015) e Memória (2021) — vencedor do Prêmio do Júri em Cannes.
Em paralelo, o curso Imersão Apichatpong contará com seis aulas ministradas por pesquisadores especializados na obra do cineasta, a exemplo de Pedro Henrique Ferreira, professor da PUC-Rio. Os frequentadores da Mostra receberão um livro físico, contendo artigos inéditos a respeito da filmografia do tailandês.
Através desta iniciativa, o evento ajuda a popularizar a obra de um dos autores mais prestigiosos da contemporaneidade, cujos filmes, embora de aparência hermética, promovem um encontro bastante orgânico entre o naturalismo e a fantasia. Mal dos Trópicos, de Apichatpong Weerasethakul, inclusive entrou na lista de 100 melhores filmes de todos os tempos da BFI. Síndromes e um Século e Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas integraram a lista expandida.
Você encontra mais informações na página oficial do evento.