A partir desta quarta-feira, 1 de junho, a tradicional Mostra Ecofalante de Cinema promove um evento especial. Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, os organizadores exibem uma seleção de vinte filmes internacionais que se sobressaíram ao longo da história da mostra. Esta programação excepcional vai até o dia 21 de junho, gratuitamente e online, através do site oficial. Já a edição regular da Mostra Ecofalante ocorre entre os dias 27 de julho e 18 de agosto.
Por enquanto, o público terá acesso a longas-metragens aclamados como A Enseada (2009), de Louie Psihoyos, que aborda o trabalho de ativistas com golfinhos no Japão, através do uso de equipamentos de última tecnologia, e Era uma Vez uma Floresta (2013), de Luc Jacquet, que mergulha em aspectos pouco explorados de uma floresta tropical. Trashed: Para Onde Vai o Nosso Lixo? (2012), de Candida Brady, também se destaca com a narração de Jeremy Irons, que apresenta o problema do lixo global e da poluição.
Além disso, a programação inclui a projeção inédita do documentário Lixo Mutante, de Dani Minussi e Adriano Caron, que utiliza performances e entrevistas para representar a nossa relação com os restos e resíduos. O longa-metragem terá exibições presenciais no Centro Cultural São Paulo nos dias 3, 4 e 5, às 19h30, seguidas de um debate.
Com direção de Chico Guariba, a Mostra Ecofalante de Cinema divulga toda a sua programação, com detalhes de cada filme selecionado, através do site oficial e das redes sociais, com destaque para o canal no YouTube. Este é o maior evento do calendário cinematográfico brasileiro dedicado inteiramente às questões ambientais, climáticas e aos povos originários.