Em 28 de março foram divulgados à imprensa os filmes selecionados para a edição 2023 do Festival de Documentários É Tudo Verdade. O evento gratuito ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 23 de abril. Em São Paulo, a programação estará disponível no Cine Marquise, Cinemateca Brasileira, IMS Paulista, Sesc 24 de Maio e SPCine – Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos no Estação NET Botafogo e Estação NET Rio.
No total, serão exibidos 72 filmes de 34 países, entre longas e curtas-metragens. O festival volta a ter sessões prioritariamente presenciais, além de debates, conferências e exibições selecionadas em streaming. Duas homenagens se destacam este ano: a retrospectiva Humberto Mauro, com dez obras do cineasta, além de dois documentários que estudam sua trajetória; e a homenagem a Jean-Luc Godard, com a exibição de todos os episódios da série documental História(s) do Cinema.
Na mostra competitiva, sete títulos brasileiros e doze títulos internacionais concorrem ao prêmio máximo do É Tudo Verdade entre os longas-metragens. No caso dos curtas-metragens, nove produções brasileiras e nove produções internacionais foram escolhidas pelos curadores. Fora de competição, os organizadores retomam as tradicionais mostras O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos e Sessões Especiais.
Confira abaixo alguns destaques da programação este ano. A lista completa está disponível no site oficial do É Tudo Verdade. Imagem em destaque acima: ©Hans Gunter Flieg/ Acervo Instituto Moreira Salles.
Sessões de Abertura
- Rio de Janeiro: (13/03) Um Ano na Vida, de Eduardo Escorel
- São Paulo: (12/03) Subject, de Jennifer Tiexiera e Camilla Hall
Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens
- 171, de Rodrigo Siqueira
- Amanhã, de Marcos Pimentel
- O Contato, de Vicente Ferraz
- Incompatível com a Vida, de Eliza Capai
- Morcego Negro, de Chaim Litewski e Cleisson Vidal
- Nada Sobre Meu Pai, de Susanna Lira
- Santino, de Cao Guimarães
Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens
- Casa Silenciosa, de Farnaz Jourabchian e Mohammad Reza Jourabchian (Irã, Canadá, França, Filipinas, Catar)
- O Caso Padilla, de Pavel Giroud (Espanha, Cuba)
- Confiança Total, de Jialing Zhang (Alemanha, Países Baixos)
- Despertar de Aurora, de Inna Sahakyan (Armênia, Alemanha, Lituânia)
- Um Espião Compassivo, de Steve James (EUA, Reino Unido)
- Front do Leste, de Vitaly Mansky e Yevhen Titarenko (Letônia, Ucrânia, República Tcheca, EUA)
- Godard Cinema, de Cyril Leuthy (França)
- Little Richard – Eu Sou Tudo, de Lisa Cortez (EUA)
- Não-Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović, de Milla Turajlić (Sérvia, França, Croácia, Montenegro, Catar)
- Pianoforte, de Jakub Piatek (Polônia)
- Rezando pelo Armagedom, de Tonje Hessen Schei (Noruega)
- Still: A Michael J. Fox Movie, de Davis Guggenheim (EUA)