Entre os dias 18 e 28 de agosto, ocorre a 33ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens: Curta Kinoforum. A programação gratuita estará disponível presencialmente em São Paulo, no CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Circuito Spcine Lima Barreto / Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e Museu da Imagem e do Som. Para os espectadores de demais cidades e Estados, os filmes ficam disponíveis através de plataformas de streaming.
No total, foram escolhidos 183 curtas-metragens de 42 países, a partir de 2.745 inscrições de 96 países. O comitê de curadoria inclui Anne Fryszman, Beth Sá Freire, Christian Saghaard, Cíntia Domit Bittar, Duda Leite, Fernanda Ramos, Issis Valenzuela, Liciane Mamede, Marcio Miranda Perez, Mateus Nagime e Sofia Wickerhauser.
A seleção foi dividida nas mostras brasileira, internacional, latino-americana, infantojuvenil, limite e programas especiais. No total, serão exibidos 87 filmes brasileiros, incluindo as novas obras de cineastas aclamados como Francis Vogner dos Reis (A Máquina Infernal), Djin Sganzerla e André Guerreiro Lopes (Antes do Amanhã), Ricardo Alves Jr. (Aragem), Nina Kopko (Chão de Fábrica), Janaína Wagner (Curupira e a Máquina do Destino) e Leonardo Martinelli (Fantasma Neon).
Entre as obras internacionais, destacam-se o argentino The Spiral, de María Silvia Esteve, selecionado no Festival de Cannes; o romeno Plastic Semiotic, de Radu Jude; o belga Máscaras, de Olivier Smolders, e o iraniano O Sonho de um Cavalo, de Marjan Khosravi.
O Curta Kinoforum também ministra, em paralelo, diversas oficinas de formação audiovisual. Você descobre toda a programação, horários e locais de exibição no site oficial do festival.