A organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou uma extensão no prazo de inscrições de filmes para a 46ª edição. Isso significa que, até o dia 10 de agosto, produtores e realizadores podem enviar seus longas-metragens para a avaliação dos curadores. O link de inscrição se encontra aqui.
Serão considerados filmes com mais de 70 minutos, finalizados entre 2021 e 2022, de todos os gêneros e temáticas, entre ficções e documentários. As obras podem ser selecionadas para a Mostra Brasil, Perspectiva Internacional ou Competição Novos Diretores.
A próxima edição da Mostra ocorre entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro de 2022. Cinéfilos aguardam em especial os filmes premiados em grandes festivais, como Cannes (Triangle of Sadness, Close, Stars at Noon, Decision to Leave) e Berlim (Alcarràs, Robe of Gems, Both Sides of the Blade), além de grandes produções brasileiras, dentre as quais as biografias Eike: Tudo ou Nada e Mussum: O Filmis, com Aílton Graça, além de Marte Um, de Gabriel Martins.
Em 2021, o grande vencedor da Mostra de São Paulo foi o costa-riquenho Clara Sola, de Nathalie Álvarez Mesén. Compartment nº6, Pequena Palestina e Diário de um Cerco também foram recompensados pelo júri oficial. Já os críticos de cinema destacaram o brasileiro Urubus e o turco O Compromisso de Hasan.