Em sua 12ª edição, o Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba chega ao público em novo formato, entre os dias 14 e 22 de junho. Mantendo as exibições híbridas (tanto presenciais, na capital paranaense, quanto em formato online), os organizadores reformularam suas principais mostras.
A partir de 2023, o evento conta com uma Mostra Competitiva Brasileira e uma Mostra Competitiva Internacional, cada uma delas contendo seis longas-metragens e oito curtas-metragens inéditos. Os longas brasileiros selecionados previamente em outros festivais serão incluídos nas Exibições Especiais. Assim, os diretores pretendem deixar a organização mais clara aos espectadores, enquanto valorizam o cinema brasileiro, visto que as propostas radicais da Mostra Novos Olhares passam a integrar a competitiva nacional.
Aos produtores e realizadores, tanto brasileiros quanto internacionais, as inscrições de obras estão abertas no site oficial do Olhar de Cinema, até o dia 10 de março. Serão consideradas obras inéditas, ou exibidas publicamente depois de abril de 2022.
Segundo Antônio Gonçalves Júnior, diretor do evento, “Recebemos produções independentes de todo o mundo, que passam por um processo de seleção da nossa equipe de curadoria especializada, formado por profissionais cinematográficos do Brasil e de outros países. Procuramos sempre valorizar o cinema brasileiro e paranaense, trazendo filmes inéditos, com propostas estéticas inventivas, comprometimento temático e com abordagens diversas do relacionamento humano”.
Em 2022, o longa-metragem indiano Uma Noite Sem Saber Nada, de Payal Kapadia, venceu o prêmio principal. Já o hatitiano Freda, de Gessica Généus, recebeu o prêmio especial do júri.