Entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024, diversos cinemas de Belo Horizonte recebem a 18ª edição do Cine BH — Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Este ano, a diretora Anna Muylaert será homenageada com o Troféu Horizonte. Ela ganha uma retrospectiva de sua carreira, incluindo sessões de Durval Discos, Que Horas Ela Volta?, Mãe Só Há Uma e Alvorada. Seu novo longa-metragem, O Clube das Mulheres de Negócios, será exibido na noite de abertura, no Cine Theatro Brasil.
Os Estados do Cinema Latino-Americano constituem a temática norteadora para a curadoria, que inclui produções recentes e inéditas de Brasil, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile, Panamá, Argentina, Costa Rica e México. A programação inteiramente gratuita abarca 110 filmes, distribuídos em nove seções: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha e Cine-Escola.
Nos Diálogos Históricos, destaca-se a homenagem ao chileno Alejandro Jodorowsky, incluindo exibições dos clássicos Fando e Lis, El Topo e A Montanha Sagrada. As sessões serão acompanhadas de um bate-papo com o professor Estevão Garcia, especializado na obra do cineasta.
Em paralelo, o CineBH organiza a 15ª edição do CineMundi — Encontro Internacional de Coprodução. No total, 40 convidados de 20 países estarão presentes, entre agentes de vendas, distribuidores, exibidores, programadores em festivais internacionais e representantes de grandes empresas de produção. Quanto aos encontros e sessões de consultoria, 38 projetos foram pré-aprovados para aprimoramento durante o CineMundi.
O evento também prevê programas de formação sobre curadoria, roteiros de ficção, de documentário e de animação. Já os debates abordam os seguintes temas: Transformações, adaptações e inovação, Diversidade e inclusão, Novos modelos de negócio e Conexões globais e oportunidades internacionais.
Todas as informações sobre datas, locais e programação podem ser encontradas no site oficial do CineBH.