Territórios da Resistência: Começa a série gravada no Museu do Ipiranga

O dia 5 de junho marca a estreia de uma nova série no SescTV: Territórios da Resistência, criada e dirigida por Maria Thaís e Yghor Boy. Gravado no Museu do Ipiranga, em São Paulo, o projeto deriva do longa-metragem de mesmo nome, e pretende discutir as violências estruturais cometidas contra povos originários.

A narrativa se divide em quatro episódios: Narrativas em Disputa (dia 5 de junho, às 11h), que analisa o território como lugar de pertencimento e afeto; Florestanias (dia 5 de junho, às 11h20), a respeito dos ataques a comunidades indígenas e seus meios de sobrevivência; Sertanias (dia 12 de junho, às 11h), uma discussão acerca de diásporas e lideranças femininas; e Ribeirias (dia 19 de junho, às 11h), que estuda as guerras a partir dos rios brasileiros.

A série Territórios da Resistência. Foto: Yghor Boy

As conversas com especialistas partem de quadros e obras presentes no Museu do Ipiranga. Os autores entrevistam intelectuais como Ailton Krenak, Claudia Truká, Jerá Guarani, Leda Maria Martins, Nego Bispo, Preta Ferreira e Sandra Benites. A linguagem do documentário se combina com experimentações estéticas a partir de obras da instituição.

A série Territórios da Resistência tem classificação indicativa livre, e pode ser acessada tanto diretamente no SescTV quanto no site oficial, sob demanda. Esta iniciativa constitui uma parceria entre o Sesc Ipiranga, o Museu do Ipiranga e a Universidade de São Paulo (USP).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.