Entre os dias 22 e 27 de maio, o Cine Jardim — Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim celebra sua sétima edição. O evento traz mais de 60 curtas-metragens, além de debates e oficinas, aos espectadores do interior pernambucano. A programação gratuita estará disponível, igualmente, ao público de demais regiões brasileiras em formato online, através da plataforma Cardume.
As exibições começam com o belo longa-metragem Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry, que aproxima o gênero infantil do road movie nordestino. Os demais títulos se dividem em mostras como Diversidade de Voos, focada na pluralidade sexual e de gênero; Voo Livre, com histórias femininas, pelo ponto de vista de artistas mulheres; Rotas de Migração, voltada ao conteúdo infantojuvenil, e Passarinho, que privilegia obras para crianças.
A mostra competitiva de curtas-metragens traz obras de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul. Destacam-se títulos como Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, premiado no Festival de Locarno; e Sideral, de Carlos Segundo, exibido no Festival de Cannes.
Além dos filmes, o VII Cine Jardim promove as oficinas de Crítica de Cinema, ministrada por André Guerra, e Documentando, com Marlom Meirelles. Debates com os criadores também ocorrem diariamente.
Você encontra mais informações sobre datas, sinopses e títulos selecionados na página oficial do festival Cine Jardim.