Noites Alienígenas (2022)

Estado de transbordamento

título original (ano)
Noites Alienígenas (2022)
país
Brasil
gênero
Drama
duraçao
80 minutos
direção
Sérgio de Carvalho
elenco
Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Kika Sena
visto em
9ª Mostra de Cinema de Gostoso (2022)

Este filme surpreende desde a abertura, na maneira de apresentar personagens, espaços, e especialmente ao ditar o ritmo do drama. A textura da pele de uma cobra é apresentada de modo tão aproximado que remete a uma abstração, ainda que o movimento do animal ilustre com clareza a noção de perigo. Após uma cena longuíssima envolvendo Ale (Chico Diaz), o chefe de uma boca de fumo, e seu pupilo Rivelino (Gabriel Knoxx), entram em cena flashes curtos de personagens ainda sem nome, num fluxo vertiginoso. Desde o princípio, a obra demonstra interesse em brincar com texturas, volumes e geografias, deixando o espectador em constante estado de alerta.

Deste modo, conhecemos ao mesmo tempo a dúzia de figuras que compõem o universo de Noites Alienígenas e os locais por onde transitam: as ruas estreitas das comunidades limítrofes do Rio Branco, as casas modestas, as igrejas evangélicas, as festas populares, as bocas de fumo, a floresta. Não há hierarquia entre pessoas e lugares, ou mesmo entre os protagonistas entre si. O diretor Sérgio de Carvalho possui a ambição tão nobre quanto arriscada de elaborar um caleidoscópio incluindo jovens brancos, negros e indígenas, filhos e pais, traficantes e consumidores. 

Ao invés da tradicional abordagem metonímica (quando se elegem um ou dois protagonistas capazes de representar a situação global), opta-se por um olhar de pretensões oniscientes e onipresentes. Este ponto de vista generoso sustenta o tom de urgência ao se encontrar em diversos lugares simultaneamente, oferecendo apenas ao espectador a capacidade de testemunhar a todos, em paralelo. Como cúmplices silenciosos (nunca somos convidados a julgá-los moralmente por suas ações), enxergamos aquilo que nenhum personagem, sozinho, vê. 

O drama adota a narrativa em perpétuo movimento, tanto nos planos-sequência onde personagens se deslocam (a impressionante caminhada de Paulo pelas ruas) quanto nos fragmentos colados e alternados de cenas menores (o slam, quando Rivelino intimida Paulo, ou a festa em que Beatriz flerta com o cantor). O ritmo flui num filme-processo, do tipo em que os personagens se desenvolvem conforme a narrativa avança, cabendo ao espectador compreendê-los aos pedaços, durante a experiência. Talvez somente na cena final, chocante em impacto emocional e no trabalho de câmera, conheçamos um pouco melhor aquelas figuras em cena, além de outras, ilustradas por sua ausência, e traduzidas pela dor dos outros.

Noites Alienígenas produz um encantamento pela junção entre as melhores virtudes da espontaneidade e do controle.

Enquanto isso, o espectador descobre um Brasil raras vezes presente nas telas dos cinemas, focado em grupos sociais marginalizados nas representações do país. Muitos filmes tendem a ilustrar comunidades indígenas em separado dos grupos brancos, ou os traficantes à distância dos artistas, por exemplo. O longa-metragem se constrói justamente na costura destes núcleos, quando um garoto indígena se torna dependente de drogas, e os garotos do tráfico frequentam as festas do slam, apreciam um desenho de seu rosto e demonstram carinho pela namorada. 

Existe uma saudável desconstrução de preconceitos a respeito de cada segmento social, sobretudo nesta região onde o Brasil original encontra uma ideia fracassada e opressora de modernidade, concretizada pelas milícias, as facções e o poder paralelo, na ausência de um Estado que assuma as funções de controle e providência de bens e recursos. “É o crime atrás do progresso”, explica um rapaz, numa fala que pode soar irônica a princípio, até se tornar bastante séria poucos minutos depois. Nenhuma destas personagens representa o mal, nem a perversão dos costumes, apenas uma tentativa (torta, desesperada, e a única disponível) de se emancipar social e financeiramente.

Carvalho trabalha o filme coral de maneira equilibrada e coesa, de modo que os atores novatos apresentem um grau de despojamento tão precioso quanto a experiência dos veteranos. Enquanto Chico Diaz compõe um traficante inclusivo, movido por regras de compaixão ao outro (em oposição ao estereótipo do líder sanguinário, obrigatório nos filmes de favela); Gabriel Knoxx, Adanilo Reis e Joana Gatis oferecem um corpo presente, sem vaidades, manejando falas incrivelmente naturalistas, fáceis para a boca de cada um.

Noites Alienígenas produz um encantamento pela junção entre as melhores virtudes tanto da espontaneidade quanto do controle. Por um lado, sabe explorar o dinamismo dos grupos de amigos em rodas de hip hop, e dos traficantes provocando-se, num trabalho que honra a liberdade de cada ator em cena, com a câmera se ajustando aos movimentos e falas. Por outro lado, jamais transmite a impressão de aleatoriedade, excesso nem desnível na representação dessas estórias paralelas. Os planos-sequência comprovam a coreografia precisa da câmera, ao passo que a montagem brilhante de Raimundo Higino jamais deixa o espectador curioso quanto a algum personagem ausente nas imagens. 

Isso porque há um problema comum às tramas corais: como ocupar todos os protagonistas nas passagens de tempo, de modo que estejam ocupados mesmo quando não os vemos? “E o que estarão fazendo os outros quatro personagens, enquanto observo este aqui?”, pode-se perguntar, com frequência, em projetos do tipo. Aqui, em contrapartida, nota-se a facilidade na transição de olhares e subtramas. Algumas figuras são esquecidas apenas quando concluem, aos olhos da trama, seus conflitos pessoais (caso de Sandra com o filho e ex-companheiro). Com os demais, seguimos suas aventuras enquanto soam inconclusivas. A câmera se move junto daqueles que permanecem em movimento.

A metáfora do alienígena, da ameaça que vem de fora, também se desenvolve com calma e precisão no interior da trama. Primeiro, surge num diálogo de Ale, e depois nos desenhos de Rivelino, além do formato da caixa d’água remetendo ao disco voador. Enfim, no clímax, o símbolo reúne os personagens pelas luzes e os sons fora de quadro. O jovem assassinado será “abduzido”, superando simbolicamente a morte através da continuidade num espaço distante. Os aliens ilustram a fuga, a possibilidade de sonhar com algo diferente. Eles representam o fim para o garoto pragmático; um maravilhamento ao traficante sonhador, e se fazem inexistentes para o sujeito viciado de drogas, incapaz de sonhar ou enxergar algo no horizonte.

Noites Alienígenas se encerra como uma obra ousada, corajosa na abordagem do tema e no uso da linguagem. Ao invés de optar pela viagem simbólica ou pelo naturalismo, navega na fronteira entre ambos. Nesta dosagem de elementos, técnicas e estilos, encontra um refinamento raríssimo para um longa-metragem de estreia. Alguns críticos de cinema de décadas atrás falavam dos criadores que possuem “gesto de cineasta”, por superarem a mera filmagem do roteiro, a construção burocrática de cada cena de acordo com as necessidades da produção. 

Sérgio de Carvalho seria um destes autores, capaz de refletir a estética, o discurso e a construção de cada imagem, cada enquadramento, cada silêncio. Nenhuma sequência soa elaborada às pressas, tendo sobrevivido à montagem “porque precisou ser assim”, “porque deu problema na filmagem aquele dia”, “porque este foi o melhor take”. Nota-se a segurança e o vigor de um projeto que nunca se desculpa, nem se sustenta na humildade, pelo contrário. A potência jamais se dissipa, da imagem de abertura à imagem final. Esta obra constitui um acontecimento único, e desperta curiosidade imediata para os próximos passos do cineasta.

Noites Alienígenas (2022)
10
Nota 10/10

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.