CCBB Brasília promove Retrospectiva Geraldo Sarno

Nesta terça-feira, 23 de maio, o CCBB Brasília inicia a Retrospectiva Geraldo Sarno. Até o dia 11 de junho, a integralidade das obras do cineasta será apresentada ao público, incluindo obras raras. Os 26 filmes se dividem entre nove longas-metragens, cinco médias-metragens e doze curtas-metragens.

Os destaques ficam por conta de obras-primas do cinema brasileiro, como Viramundo (1965), a respeito da migração nordestina; e o recente Sertânia (2022), releitura da história de Lampião, e multipremiado em festivais nacionais. Vitalino/Lampião (1969), Segunda-Feira (1975) e Coronel Delmiro Gouveia (1977) também integram a seleção.

Viramundo

Em comum, as obras do cineasta revelam seu engajamento e posicionamento político, valorizando a luta de grupos marginalizados e denunciando a desigualdade de oportunidades. Seja na ficção ou no documentário, Sarno buscou compreender as necessidades dos migrantes, dos operários, dos artesãos e demais trabalhadores, com foco nos sertanejos e nordestinos. O diretor seguiu em atividade até o fim de sua vida, tendo sido vítima da Covid-19.

A curadoria da retrospectiva fica a cargo de Ewerton Belico e Leonardo Amaral. O evento ainda inclui duas mesas de debate, uma focada especificamente na filiação do diretor à Caravana Farkas (dia 27 de maio, às 15h), e outra, voltada aos métodos de trabalho de Sarno (dia 3 de junho, às 16h). A programação completa pode ser encontrada na página oficial do CCBB Brasília.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.