“A crítica de cinema hoje não pode ter a mesma atitude de antes desse governo” | José Geraldo Couto

José Geraldo Couto atua como crítico de cinema há mais de duas décadas. Após passar pela Folha de São Paulo, a Revista SET e a Carta Capital, ele escreve para o Blog do Instituto Moreira Salles, com textos republicados no Outras Palavras. Neste período, desenvolveu uma das escritas mais claras, em termos de texto, e complexas, em termos de análise, do cenário cultural brasileiro. Ele representa um dos poucos críticos dispostos a colocar em paralelo, dentro de um único texto, dois filmes bastante diferentes, promovendo interpretações muito interessantes.

No terceiro vídeo da Conversa com os Críticos de Cinema, ele conversa sobre a adaptação dos profissionais do audiovisual a este período de ataque à cultura. Zé Geraldo, como é conhecido entre os colegas, também explica as diferenças entre a crítica em texto e vídeo, além de precisar a formação esperada de um bom profissional e alertar para os riscos de uma crítica vaidosa, que se coloca acima do público e do próprio filme:

Não se esqueça de curtir o canal do Meio Amargo no YouTube, para não perder nenhum vídeo!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.